Qual é a diferença entre colônia e perfume? 

E6E6F990-4679-44D3-B250-E9826800E34A

Você provavelmente já se perguntou qual a diferença entre as especificações colônia, eau de toilette, eau de parfum ou essência, que vem inscritas nos frascos de perfume. Será que são produtos diferentes? Ou será apenas uma variação de linguagem? A seguir vamos tentar entender um pouco sobre o que significa cada uma dessas expressões, facilitando sua escolha na próxima vez que for escolher o seu perfume ideal.

Composição de uma fragrância

Existem dois tipos de ingredientes num perfume: álcool e essências, isto é, qualquer substância obtida sintética ou naturalmente para desenvolver um aroma.

A proporção de cada elemento, a qualidade das matérias-primas e o volume de álcool são os critérios que determinam qual termo é usado.

– A proporção de álcool e essências. Quanto maior a porcentagem de álcool na mistura, mais volátil será o perfume. Persiste menos tempo, é menos intenso e, portanto, de menor qualidade.

– A qualidade das essências. Alta pureza e alta concentração destes na composição tornam o perfume mais intenso e, portanto, de melhor qualidade.

Eau de Cologne

Esta é a composição mais leve. O grau de álcool é inferior a 70º. A proporção de espécies na mistura é entre 3-5%. Está sempre associado a notas cítricas com propriedades tônicas, frescas e estimulantes.

Levando em conta o fato de que há cada vez mais locais onde cheiros fortes são inadequados, este é um produto que está ganhando muito mercado graças às pessoas que gostam de se perfumar e que trabalham em lugares como centros de saúde. Muito versátil e para qualquer ocasião, seu cheiro persiste por 3 horas.

Eau de toilette

É uma concentração que erroneamente chamamos de perfume. Esta mistura contém álcool entre 70º a 80º e uma taxa de ingredientes aromáticos entre 7-12%. É o produto mais universal e engloba muitos tipos de fragrâncias .

Os Eau de toilette podem incluir toda a gama de famílias olfativas. Dependendo da pureza de seus ingredientes e sua proporção exata na mistura, seu odor persistirá entre 3 e 5 horas.

Eau de parfum

Álcool 85º com essências aromáticas com concentração até 20%. É uma concentração que não costuma associar-se bem à família dos cítricos devido à natureza do próprio cítrico, embora existam alguns exemplos de eau de parfum em tons cítricos extraordinários.

A qualidade, a sutileza e a elegância dos seus aromas conferem-lhe certa versatilidade para o uso diário, mas é importante prestar muita atenção à escolha do perfume e ao seu uso, já que seu tempo de fixação varia entre 4 e 6 horas.

Essência de perfume

Esta é a composição de melhor qualidade. 90º de álcool que pode por vezes ir até 96º, misturado com uma concentração de essências aromáticas oscilando entre 20-30% e que para algumas marcas de prestígio de perfumaria de luxo pode chegar a 40%. Adota também o nome de extrato ou elixir de perfume.

É o estado mais puro do perfume, seus aromas são intensos e duradouros. Eles se espalham muito e podem durar até 7 horas. Talvez para o dia do seu casamento?

Deu para ter uma ideia das principais diferenças entre colônia e perfume? Espero que sim.

Para continuar a ver artigos como esse, acompanhe sempre o nosso blog e curta a nossa página no Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s